

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno típico da região de Sologne, o Retour de Chasse se implanta em um lote arborizado na beira de um lago.


O projeto propõe uma reflexão sobre a identidade de uma arquitetura situada em um ambiente isolado, livre das regulações urbanas. Sua concepção expressa uma espécie de cortesia com a paisagem e se apoia em um imaginário compartilhado por meio do uso de arquétipos tradicionais, como coberturas de beiral baixo.

A referência aos conjuntos de edificações agrícolas é evidente — inclusive na justaposição entre telhas planas locais e chapas metálicas onduladas.

Do ponto de vista estrutural, pórticos de madeira conformam dois volumes simples e compactos. Trata-se de um sistema racional, legível e robusto, pensado para ser montado manualmente no local. Em sintonia com a intenção de um projeto “sob medida”, cada elemento — da maçaneta às janelas de telhado — foi desenhado para se ajustar perfeitamente às proporções das edificações.


O Retour de Chasse é guiado por uma atenção particular à economia de meios, à radicalidade construtiva e à autoconstrução. Nesse espírito, os próprios arquitetos participaram de todas as etapas do processo, incluindo a instalação de telhas reaproveitadas utilizando técnicas tradicionais de cobertura.


















